O esquema elétrico normalmente é dado em forma de diagramas e, cada montadora utiliza um método diferente de apresentar seus esquemas, como este aí acima.

Descubra de uma forma simples como é ligado o MP.

Nos motores de partida utilizavam-se três cabos:

  1. alimentação que vem direto do positivo da bateria,
  2. a linha 50 que aciona o motor de partida e
  3. a linha 15A que é um auxiliar Já nos motores mais novos, elimina-se novamente a linha 15A.

Já as cores, variam de acordo com a montadora.

  1. normalmente temos vermelho para a linha 30,
  2. preto para a linha 15 e
  3. preto com uma faixa colorida para a linha 50.

Não existe uma norma que obriga todas as montadoras utilizarem o mesmo tipo de diagrama e cores de fios. Cada um monta do seu jeito. E pode variar até em um memso modelo de veículo.

Abaixo o esquema elétrico de forma desenhada. É mais simples fazer a leitura, porém, levaria muito tempo para se desenvolver todo o circuito elétrico para montar os manuais.

A figura mostra o esquema de forma simplificada, sem a linha 15 ou qualquer relé que possa a existir no sistema:

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Comentários
  1. alexandre disse:

    gostaria de saber o significado de linha 30, linha 15, etc e sua origem

  2. Alexandre: são códigos numérigos referentes a norma DIN.

    A linha 30 por exemplo normalmente indica um positivo direto da bateria, a linha 15 um positivo pós chave de ignição.

    Em breve farei um post com elas para que possa lhe ajudar mais.

  3. fabio disse:

    quero fazer uma pergunta ref. a esse sistema

    gostaria de instalar um botão *segredo* no meu carro, seria possivel eu interomper a linha 15 ou a 50 com um interuptor e leva-lo para um local escondido do painel para que o motor de arranque funcione apenas apos o acionamento do botão. isso pode trazer algum problema para o sistema eletrico do carro.

    fico no aguardo de uma resposta……………

  4. Mario disse:

    Claro que pode, mas faça-o na linha 50 que é um circuito que está normalmente sem tensão.
    Com um pouco mais de imaginação poderá, quando o circuito estiver interrompido, activar a buzina quando alguém tentar por o motor a funcionar.
    Boa sorte.

  5. Mario obrigado pela resposta e parabéns !

    Criatividade é tudo na reparação!

  6. thiago disse:

    so isso

  7. José Paulo disse:

    Gostaria de saber ,se vc tem um arquivo de fotos de modelos e marcas ,para que possamos identificar de que carro pertence o motor de partida correspondente. E também onde posso encotrar um curso de enrrolamento de induzidos e estatores automotivos.

  8. José Paulo: não tenho tal arquivo de fotos. Pela numeração da peça e com um catálogo de aplicação dos fabricantes será possível o que deseja.

    Quanto a curso de enrolamento de motores elétricos em Belo Horizonte recomendo que procure a Dahlander na avenida Nossa Senhora de Fátima, esquina com Rua Peçanha, Carlos Prates.

  9. herlon disse:

    o teste no alternador 24v pode ser feito com corrente 12v

  10. José Paulo disse:

    QUERO UMA APOSTILA OU UM CURSO DE ENROLAMENTO DE INDUZIDOS DE MOTOR DE PARTIDA DE AUTOS

  11. wilson disse:

    O meu motor de partida fica como se estivesse pesado, e demora pegar

  12. Cláudio disse:

    O automático do motor de partida tem 2 enrolamentos no solenóide, um com um fio mais grosso que fecha o ckt pelas escovas do motor de partida e outro com fio mis fino que fecha o ckt direto na carcaça. A pergunta é, pra que serve esse enrolamento já que está desligado e o automático continua funcionando?

  13. marcelo disse:

    estou com o mesmo problema com meu carro que acabei de comprar.uma parati 89,o moto de arranque gira lentamente o motor do carro.porem nao pega.obs carro a alcool,ja dei carga na bateria; nao adiantou depois que o carro pega funciona normalmente

  14. CRISTIANO disse:

    TENHO UM FIAT BRAVA 1,6 16V, QUANDO ACIONO O MOTOR DE PARTIDA O AUTOMATICO PATINA O QUE PODE SER. OBRIGADO

  15. Cristiano, o automático não pode patinar, não há como. Pode haver deslizamento no pinhão do motor de partida (bendix) ou falta de curso do automático.

    O certo é retirar o Motor de Partida e conferir em bancada o pinhão acionando o mesmo frenado em uma morsa (torno de bancada) e verificar o funcionamento do automático (solenóide).

    Não se esqueça de conferir a cremalheira do volante do motor.

  16. joelson vasconcelos reis disse:

    achei legal todas indagações feitas ate aqui e espero participar tambem

  17. erivaldo de aquino franco disse:

    E muito bom essa coisa vcs estão de parabens

  18. Marcelo Fellini disse:

    Caras vou começar agora fazer elétrica automotiva ja sei fazer muitas coisas já! e por aventura me apareseu um buggy pra fazer a elétrica todinha dele e ó o site de vcs me ajudaram pra caramba! sou tecnico em eletronica mas utimamente a elétrica automotiva ta dando mais dinheiro hehehe! bom parabens a todos e muuuito obrigado por esclareserem minhas duvidas sem precisar perguntar. abraço a todooss

  19. isauro s. t. machado disse:

    qual a função do polo 15 do motor de arranque, você tem um esquema completo dele?

  20. O terminal com identificação 15A no automático do motor de partida é chamado de “reforço” de ignição. Surgiu inicialmente com a antiga “ignição eletrônica”, que era um sistema transistorizado para abrir e fechar o circuito de ignição (negativo da bobina, partindo de um sinal de pulso vindo do distribuidor. Essencialmente este sistema vem substituir o conjunto mecânico interruptor (platinado), dando mais vida útil como resultado.

    Mas este sistema usa também uma bobina de ignição com maior tensão de saída, melhorando a ignição em um momento em que a bateria ter menor tensão e assim também a centelha era “menor” nas velas. Na ligação entre a chave e a linha 15 da bobina era instalado um resistor (ou usado fio resistivo), e ela trabalha normalmente com tensão de cerca 9,6V.
    Durante a partida, uma bateria pode estar com 10V neste momento que será considerada boa. Com a queda do resistor esta tensão chegaria bem menor na bobina, mas o 15A do motor de partida envia diretamente à bobina toda tensão presente da bateria.

    Em resumo e de forma simples de dizer, o 15A do motor de partida eleva a tensão de saída na bobina durante a partida. Este terminal e passou a ter outras funções similares quando o sistema transistorizado foi abandonado.

    Vale lembrar que a designação 15A (auxiliar) também é utilizado em outros pontos do sistema, como na chave de ignição, limpador e outros locais. Em outros a função é diferente.

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