Resistores são componentes construídos para apresentar um determinado valor de resistência elétrica. Os materiais mais usados na sua construção são o carbono , metais e ligas.

Resistores fixos:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Muitas vezes precisamos que o valor da resistência varie, (por exemplo quando você está aumentando o volume do seu rádio, variando a luminosidade da lâmpada no painel do carro) neste caso deveremos usar um resistor variável. Existem diversos tipos de resistor variável.

Exemplo de Potenciômetro:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Clique para ampliar

_______________________________________________________________

Código de Cores

Os valores de resistência não podem ser quaisquer, sendo padronizados, e na maioria das vezes não são escritos , mas sim codificados na forma de anéis coloridos colocados ao redor do corpo do resistor. No caso mais comum são 4 faixas coloridas , as três primeiras se referem ao valor nominal e a quarta à tolerância.

Free Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.us
Clique para ampliar as tabelas.

Como deveremos ler o código de um resistor ?

Image Hosted by ImageShack.us

De acordo com a figura, temos 4 anéis coloridos (no caso de resistores de filme metálico são 5 faixas ):
A primeira faixa representará o 1º algarismo significativo(1AS), a segunda faixa o 2º algarismo significativo (2AS) a terceira o fator de multiplicação e a quarta faixa a tolerância .

Exemplo: Um resistor que tem as três primeiras faixas vermelhas e a quarta prata. Qual o seu valor nominal ?

Solução: de acordo com o código de cores vermelho = 2 e prata quando é a quarta faixa (tolerância é 10% ), logo:

R = 22.102 ±10% = 2200W ±220 .

O valor nominal é2K2 e com essa tolerância é possível encontrar resistores com valor efetivo de 1980W a 2420W

Importante: a primeira faixa nunca é preta

_______________________________________________________________

♦ Para facilitar o cálculo existe um pequeno programa que auxilia muito, tanto para calcular as cores quanto para chegar ao valor do resistor:

Image Hosted by ImageShack.us

Info

  • Tamanho: 1,3 Mb
  • Senha: forumaberto
  • Formato: zip/exe

Download

http://www.mediafire.com/?xz0ga9lycz009d9

_______________________________________________________________

Pequeno vídeo tutorial de como usar o programa que fiz para uma turma minha de elétrica:

Vídeo do uso do programa.

Nos comentários foi deixada um dica pelo amigo Volmir Machado de Canoas, RS:

Esta “dica” ele aprendeu com um eletricista veterano:

PM VERMELHO LAVA VC BRANCO.

Explicação do Volmir:

Cada letra corresponde a uma cor e por a um valor,

  • P preto = 0,
  • M marrom = 1,
  • vermelho = 2,
  • L laranja = 3,
  • A amarelo = 4,
  • V verde = 5,
  • A azul = 6,
  • V violeta=7,
  • C cinza = 8,
  • branco = 9.

Com esta simples frase “decorada” fica bem simples, pois é só calcular as duas primeiras faixas, a terceira determina o número de zeros e a quarta a tolerância do resistor.

Parabéns ao Volmir por compartilhar conosco!

comentários
  1. sérgio ferreira disse:

    adorei o site !! parabens !!!!!

  2. reginaldo disse:

    quero cdestar esse programa para ver se ele é muito bom mesmo!!!1

  3. Colega Reginaldo, espero que tenha baixado e comprovado. Ajuda muito aos alunos sim!

    Obrigado pelo comentário!

  4. AUGUSTO disse:

    GOSTEI CONTINUE INCENTIVANDO NOVOS ELETRONICOS,COM SEUS TUTORIAIS!

  5. Gente, baixei o programa mas na hora de abrir pediu uma senha. aguem sabe qual a senha pra descompactar.

  6. NOGARO disse:

    ADOREI É 10

  7. adevanio disse:

    baixei o programa, gostaria de obter a senha para poder usar.

  8. Adevanio e José Tenório: a senha para descompactar está no post:

    www.brservidor.com sem o http://

    A senha sempre esteve no post. Ele não é alterável, ou seja, não há como editar.

  9. Daniel disse:

    adorei

  10. Anônimo disse:

    Poderia me enviar valores de resistores

    *** Email removido para proteção do usuário***

    [Norival]

  11. Valores de qual resistor Bruno Heberth?

  12. Marcos Lélis disse:

    não consegui baixar nem o programa nem a senha.
    será que você poderia me mandar outro endereço para baixar o programa sem ser pelo rapidShare??? obrigado
    Marcos

  13. Marcos Lélis enviei no seu e-mail uma ajuda, ok?

  14. wontan disse:

    não conseguir baixar, informava Download abordado, como faço para baixar este progama. meu e-mail- wontan@bol.com.br, envie para este email , ficarei muito grato

  15. Maria cláudia disse:

    Valeu; esse site era tudo que eu estava procurando
    Obrigada ,

  16. Parabéns o site é maravilhoso estava precisando
    abraço.

  17. Anderson disse:

    Olá Norival!
    Vi o video do programa e achei muito 10!
    baixei o programa mais nao consegui achar a senha no brservidor!
    se puder manda um auxílio pro meu e-mail!
    grato!
    Parabéns pelo site é de grande ajuda

  18. Macelo disse:

    Nossa tinha visto o programa no youtube e gostei muito rodei demais a net atrás desse programa , valeu amigo , procura alguns de calculo de bobina são bem interressantes tb , valeu

  19. MILIANA disse:

    faço curso de eletronica mas ainda,tenho muita
    dificuldade em algumas coisa.como posso fazer para entender
    com mas facilidade
    obrigado…

  20. Anônimo disse:

    não conseguir baixar, tem como voce eviar para este email , ficarei muito grato

    Obrigado!!!

    Marcos Sanches

  21. Marcos disse:

    Oi como eu posso pegar a senha, onde ela se encontra no site??

  22. Fábio disse:

    o video sobre o programa deu pra ver qui é daora bom
    mais num to conseguindo a senha alguem pode me enviala
    meu e-mail: fms_eletronica@yahoo.com.br

    Obrogado!!!

  23. Fábio disse:

    kkkkk a senha é essa> http://www.brservidor.com
    lá diz bem claro “(digite a senha, não copie e cole)” é p/ as pessoas que não presta atenção e entrar no cite do cara…um bom jeito de fazer as pessoas acessar seu site e eu faço parte dessas pessoas kkkk

    e o programa é OTIMO o cite ta de parabens

    se alguém precisar de alguma coisa,ajuda projetos tudo sobre eletrônica meu e-mail é esse fms_eletronica@yahoo.com.br talves poço ajudar
    FLW

  24. Fábio disse:

    a senha é sem o http:// só o www. brservidor .com sem os espaços coloquei agora sinao vai fika em forma de link to fazeno uma bagunsa aki mais me desculpem

  25. Rogerio disse:

    Tche, todo muito bacana. Mas na hora do dawnload é em ingles, aí complica tudo; Tem como ver isto em portugues? Estou no Brasil e este é meu idioma.

  26. Rogério, infelizmente o servidor está mesmo fora, é um servidor Share. O programa também não é em português.

  27. mailson disse:

    Está de parabéns, muito bom mesmo!

  28. Herculano disse:

    Parabens!!!
    O q é bom merece elogios!

    Força ai!

  29. Herculano: muito obrigado por comentar!

  30. Luiz Moura disse:

    Gente,Bom dia ,Boa tarde,Boa noite , baixei o programa mas na hora de abrir pediu uma senha. aguem sabe qual a senha pra descompactar.

  31. Norival disse:

    Luiz Moura a senha é

    http://www.brservidor.com

    sem o http://

  32. ubirCI disse:

    e 10 dez gostei

  33. Anônimo disse:

    é virus….aff

  34. Pêlaga Hilton disse:

    Uhuhl!!

    I Got That GOOD GOOD

    Ashanti – “Good Good”

  35. denys disse:

    nao consigo saber a senha que pede alguem pode me falar qual e ???/

  36. cantides disse:

    muito bom estes codigo obrigado

  37. RENAN $%¨¨ disse:

    show de bola valeuu!!!

  38. Rennan disse:

    o programa nao serve para resistores com 5 aneis???

  39. jhonatan disse:

    muito bom mesmo… mas é a mesma pergunta do Rennan???

  40. Anônimo disse:

    adorei parabens

  41. Carlos junio disse:

    Meu amigo não consigo ter acesso a senha?
    vc poderia me ajudar?
    Obrigado,
    Carlos junio.

    http://www.brservidor.com

    www.brservidor.com

  42. Carlos junio disse:

    Meu amigo muito bom esse programa…
    vc está de parabéns…

  43. Anônimo disse:

    é unmmmmmmmmmm saco. Mas o programa ajuuda quem naum sabe comu eu

  44. Anônimo disse:

    kra muito bom esse programa vai ser de grande ajuda. www.brservidor.com a senha.

  45. lucas d.f disse:

    Adorei este programa, me ajudou muito!

  46. Macio disse:

    Norival, parabéns….

  47. Roberto disse:

    cara vc é o maximo . meus parabéns pela ajuda que vc esta nos dando obrigado mesmo se caso vc precizar de algo que esteja ao meu alcance por favor faça um contato . eu trabalho com eletrônica mas nã sou ainda aquele expert nã, mas estamos aiAbraço

  48. Roberto disse:

    baixei o programa e oa senha e deu tudo muito serto show…

  49. anderson disse:

    fera parabéns pelo programa ele me ajudou muito no serviço a qual eu realmente precisei valu fera! valeu mesmo ! abraço.

  50. Fico feliz em poder ajudar, espero que o sucesso acompanhe a todos que comentaram.

  51. Senha removida do programa, agora não encontrarão mais problemas.

  52. [...] significativo(1AS), a segunda faixa o 2º algarismo significativo (2AS) … fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]

  53. volmir machado disse:

    Sr Norival oliveira, aprendi com eletrecista veterano um código que jamais esqueci,la vai; PM VERMELHO LAVA VC BRANCO.Calma eu explico,cada letra corresponde a uma cor e por consequencia um valor,P preto = 0,M marrom=1,vermelho=2,L laranja=3,A amarelo=4,v verde=5,A azul=6,V violeta=7,C cinza=8,branco=9. com esta fórmula não me enrolei mais quanto aos valores dos resistores, pois é só calcular as duas primeiras faixas, a terceira determina o numero de zeros e a quarta a tolerância do resistor.Fico feliz se ajudei.Parabens pela sua pagina e obrigado.Volmir Canoas RS

  54. Caro amigo Volmir Machado ajudou muito sim!! Obrigado pelo comentário e principalmente pelo tratamento.

    O mundo hoje precisa de mais pessoas como você, dispostas a ajudar, a ensinar o que sabem sem medo! Parabéns!

  55. lucas disse:

    Muito bom o programa, muito obrigado

  56. Oton disse:

    sou de Utinga- BA: obrigado K por ter me ajudado o programa é bom mesmo !..

  57. Marcelo Coimbra Gaziola disse:

    Parabéns pelo programa de calculo de resistores! Muito prático e útil. Obrigado pela ajuda.

  58. karollaser disse:

    Este proglama vai me ajudar muito.

  59. karollaser disse:

    este proglamaé demais.

  60. marcelo disse:

    esse ´programa vai ser muito ultil p mim!!!

  61. marcelo disse:

    esse programa é legal

  62. pedro disse:

    q bom é q tem pesoas q ainda tem vontade de ajudar pessoas a creser profissionalmente com conhecimento tecnico a pessoas com pouco conhecimento e querem se atualizar para creser na area . parabens continue assim porque tem muita gente q não tem condição.

  63. valdilan disse:

    muito bom essa relação de cores e numeros pra calcular valores

  64. jorge disse:

    para mim foi ótimo e me quebrou um galhão porque eu estava precisando mesmo. valeu!!!!!!!!!!!!!!!

  65. jose luiz disse:

    adorei o site ,e gostei da tabela de resistor, eu não consegui abaixar, da para voçe enviar no meu email , grato e parabens

  66. jose afonso ferreira filho disse:

    po cara este programa é muito bom pra quem é meio burro como eu fica mais fasil trabalhar se alguem puder me mandar o sait ou o programa junto com a chave eu agradeço ok zezinho curitiba parana a seu dispor

  67. Meu amigo estou fazendo eletrotécnico, e me interesei muito por esse programa,,mas não consegui baixar,,,por favor me ajude……………..Parabens

  68. fabio disse:

    Muito bom o conteúdo deste site, me ajudou muito, obrigado.

  69. JOSE MAURO FERREIRA DE LIMA disse:

    sou mixador de banda e trabalho com reparo em potecia de audio
    este programa e de muita utilida parabens
    vou passa para meus amigos eu estalei no computado mas
    mas não pedio senha não ja fio dando certo
    valeu muitobom
    mauromix…………..

  70. Alex Miranda disse:

    Não consegui baixa,dar pra vc mandar para este email.Obrigado!!!

  71. Rogerio disse:

    Muito bom ,podem baixar,não é virus não.Cuidado pra não falar bobeira o programa é bom sim.

  72. Adalton disse:

    Legal, gostei Fácil e didático.

    abs

  73. joão maria de lima disse:

    claro que é otimo termo como ajuda esse programa de muito conçeito obrigado por ter comolacado isso na internet parabens

  74. Caiao disse:

    ai cara bem loko
    comesei a fazer curso tecnico de mecatronica
    ajudo muito cara
    vlws aiiiiiiii

  75. Fernando disse:

    ESTE É UM ÓTIMO PROGRAMA PARA LEITURA DE RESISTOTRES

  76. marin disse:

    valeu mesmo …vc não sabe qtas pessoas leigas no assunto (e que gostão de eletronica …eu por exemplo…) vc esta ajudando valeu mesmo… parabens

  77. RUBENS SANTOS DANTAS disse:

    GOSTEI MUITO DESSE PROGRAMA.

  78. RUBENS SANTOS DANTAS disse:

    GOSTEI MUITO DESSE PROGRAMA, E GOSTÁRIA DE RECEBER NOVIDADES.

  79. Aslo disse:

    Garela eu to quase me formando em tecnico de eletronica e ñ tinha decorado nd ainda das cores dos resistores….
    VALEU PESSOAL DO BLOG

  80. wagner disse:

    é muito bom gostei mesmo

  81. Laercio disse:

    oiiiiiiii, meus parebens pela ajuda, que tantos vc nos com essa dica, sobre essas peças usadas em nossos aparelhos em geral, falou amigosssssss,ok

  82. Antonio Mendes Alves disse:

    Muito Bom, bom mesmo, esse programa

  83. Adilson disse:

    não consegui baixar nem o programa nem a senha.
    será que você poderia me mandar o endereço para baixar o programa e a senha sem ser pelo rapidShare??? obrigado
    Adilson

  84. maicon araujo gomes disse:

    achei ótimo

  85. muito bom o site adorei…abra;os e feliz 2011…

  86. Adilson o programa pode ser também encontrado neste link.

    Para baixar sem senha pelo rapidshare use: http://rapidshare.com/files/181249828/calculoresistores.zip

  87. Alex Miranda siga este link e vai conseguir baixar.

  88. Ivan de Oliveira junior neste link você pode encontrar mais informações e se for o caso alguma ajuda na instalação do mesmo.

  89. jose luiz baixe o programa de cálculo neste link, não é possível enviar por e-mail.
    Abraços.

  90. Joao Luyz disse:

    Holla

    nao consegui baixar o programa, tem como enviar ou postar em outro site para download.

    Abs

  91. Joao Luyz você não consegue baixar neste link?

    Tente então http://www.mediafire.com/?xz0ga9lycz009d9

    Senha: forumaberto

  92. ademar disse:

    eu estou fazendo eletro—— gostaria de saber mais ?

  93. ademar aprender mais é sempre bom !!! Se puder ajudar com mais informações irei agradecer!

  94. Talissa disse:

    Muito bom o programa
    consegui baixar sem pedir senha !

  95. Ednelson Medina disse:

    Muito bem valeu, esse é o melhor programa já feito

  96. jose luiz disse:

    como baixar esti programa de cálculo de resistores?

  97. Braz da Silva disse:

    Gostaria de esperimentar este softwer

  98. Akira disse:

    Valeu,
    Agora calcular o valor do resistor ficou moleza, não precisamos mas decorar o valor das cores.

  99. jose luiz basta clicar em um dos links do tópico. Ou neste aqui:

    http://www.mediafire.com/?xz0ga9lycz009d9

  100. Braz da Silva sinta-se a vontade para baixar e utilizar !

  101. valdeci disse:

    boa, tarde gostaria de baixar o programa mais estou conseguindo o que devo faser.

  102. jefferson disse:

    esse meu professor me ensinou eu achei bacana ele é
    p=policia
    m=militar
    v=veio
    l
    a
    v
    a
    r=roxo ou violeta
    c=carro
    b=bomba

  103. carlos silva disse:

    vc esta de parabens mim ajudou muito este programa que DEUS te capacite cada vez mais um braço.

  104. rodrigopr disse:

    muito bom o texto exitem um site que calcula resistência online

    http://www.urlpr.biz/!/?app=resistor

  105. Markinhoo disse:

    Eu Aprendi Assim:
    (Letras maiusculas significam as cores)

    Prefeitura Municipal de Valinhos LAVA Vidro Com Bombril ….

    é legal pra vc lembra as cores:

    P preto = 0,
    M marrom = 1,
    vermelho = 2,
    L laranja = 3,
    A amarelo = 4,
    V verde = 5,
    A azul = 6,
    V violeta=7,
    C cinza = 8,
    branco = 9.
    Ok

    Abraços …

    @markinhok2

  106. eduardo de lemos moreira disse:

    mito bom muito bom
    att: eduardo de lemos moreira
    porto velho-ro

  107. Muito bom amigo Markinhoo!!!

  108. rangel disse:

    o que meu falecido pai tentou me ensinar durante um dia inteiro sob base de esporro…rsss
    esse programa me inovou..
    kkkkkkkkkkkk
    vlw por tudo
    o melhor é que eu posso aprender a calcular de cabeça…

  109. willian reyce disse:

    legal este programa

  110. josuel v santos disse:

    gostei

  111. josuel v santos disse:

    gostie do sit

  112. Alan disse:

    Parabens…..

  113. Ismar de paula disse:

    eu terminei agora um curso eletronico no senai susano sou novo no ramo vou precisar de muita ajuda de vcs veteranos conto com vcs valeuuuuuuu. ai

  114. primeira otimo programa facilita e ajuda a vc tirar a prova quandofeito o calculo de cabeça obrigado valeu pessoal

  115. juliano b disse:

    maravilhoso ,,,otimo! estava perdido na materia

  116. Isaac Vieira disse:

    cara muito bom, muito bom mesmo!
    Vai aí uma dica para quem tem celular android 2.3.5, não sei se funciona abaixo do mais tem um AP que se chama “electrodoid” ele também tem um programinha igual a esse.

  117. cleuton disse:

    tenho disficudade medir resistor mim ajuda

  118. Amanda disse:

    Aprendi de outro jeito.. Prefeitura Municipal de Valinhos LAVA Vidraça com Bombril.. rsrs bem simples e super decorativo.

  119. leonay nunes disse:

    Muito bem gostei muito

  120. joão brito disse:

    que maravilha muito bem continue a mostra estas dica da eletrônica e muito bom

  121. geraldo disse:

    cara este programinha é demais gostaria de agradecer pois facilita muito… OBRIGADO.

Deixe um comentário

