A Ford lança este mês mais uma novidade na família Focus: a versão sedã com motor 1.6 L, principal destaque da linha que recebeu o nome de 2004 e meio e também amplia as opções de equipamentos disponíveis no modelo Hatch 1.6 L. O sucesso de vendas do modelo hatch com essa motorização, eleito por várias publicações especializadas como o melhor custo-benefício do segmento, é um dos fatores que motivaram o lançamento dessa opção também no Focus Sedan.


A nova versão Sedan 1.6 L torna o Focus mais competitivo e acessível para o consumidor, mantendo as características únicas de design, conforto e prazer de dirigir que o tornaram um sucesso mundial. Com o novo motor, o Ford Focus Sedan passa a ter um dos melhores preços do segmento dos veículos médios sedãs: R$ 42.840.

“O carro recebeu diversos aprimoramentos no motor e transmissão e surpreende pelo desempenho, com respostas prontas e agilidade. Hoje, a divisão entre hatches e sedãs no segmento de carros médios é de meio a meio. Com a opção do motor 1.6 L também no modelo sedã, nossa expectativa é alavancar ainda mais as vendas da linha Focus”, diz Natan Vieira, gerente de Marketing de Produto da Ford.

O Ford Focus Sedan 1.6 L é equipado com a nova versão do consagrado motor Zetec Rocam de oito válvulas, desenvolvida especialmente para a linha, com 103 cv de potência e 14,6 kgfm de torque a 2.750 rpm (conforme a NBR ISO 1585). O trabalho de desenvolvimento para otimizar o rendimento do motor incluiu um novo escalonamento das marchas, para oferecer o melhor compromisso entre desempenho e consumo de combustível e garantir o prazer de dirigir característico da família Focus. Além disso, ele tem manutenção econômica, excepcional confiabilidade e grande durabilidade, certificada para 240.000 km. Assim como o motor Zetec Rocam, sua caixa de transmissão manual de cinco marchas, modelo IB5, é produzida na fábrica da Ford em Taubaté, no interior paulista.

Tecnologia e desempenho

Os aprimoramentos feitos no motor Zetec Rocam 1.6 L do Focus incluem novas jaqueta de água no bloco, mais longas, que melhoram a troca de calor dos cilindros, e a otimização do sistema de gerenciamento e do sistema de admissão e escape, que trouxeram um ganho de 5 cv na potência. Com ele, o Focus Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h. Sua retomada de velocidade de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, ocorre em 16,9 segundos.

O alto torque em baixa rotação, uma das características marcantes da família Zetec Rocam, e o casamento perfeito entre o motor e a transmissão, permitem ao motorista do Focus 1.6 L o controle da aceleração nas diversas situações de rodagem. Isso se deve, também, ao apurado trabalho de engenharia, que não se limitou a adaptar o motor à plataforma do veículo.

“O projeto buscou, entre outros pontos, a otimização dos sistemas de admissão de ar, refrigeração do motor, escapamento, calibração do motor e suspensão e foi complementado por extensivos testes de campo, para assegurar o mesmo padrão que fez do Focus uma referência mundial em termos de desempenho e dirigibilidade”, afirma Márcio Alfonso, engenheiro-chefe da Ford.

Estabilidade e amplo espaço interno

A essas características somam-se, também, os outros atrativos já conhecidos da linha Focus. Como o espaço interno da cabine, com 3.190 litros, e o porta-malas de 490 litros do sedã, que estão entre os maiores da categoria. O conforto interno é realçado pelos bancos com assentos ergonômicos e posicionados 500 milímetros acima do nível do piso, que aumentam a visibilidade e sensação de domínio do veículo.

Outro destaque é o comportamento dinâmico. Os refinados sistemas de suspensão, direção e freios conferem excepcional estabilidade, segurança e conforto ao veículo, além de alto nível de silêncio. Os freios são compostos de dois circuitos hidráulicos diagonais independentes, com discos ventilados na frente e a tambor na traseira. A direção, servo-assistida, inclui coluna absorvedora de energia. A suspensão, independente nas quatro rodas e com barras estabilizadoras, é do tipo McPherson na dianteira, montada em subchassi separado, e Multi-Link na traseira – outra vantagem do Focus em relação à maioria de seus competidores.

Alto nível de equipamentos

A linha Focus 2004 e meio oferece três catálogos no modelo Sedan 1.6 L GLX e ampliou para seis as opções do modelo Hatch 1.6 L (duas na versão GL e quatro na GLX).

O Ford Focus Sedan 1.6 L GLX traz como principais equipamentos de série: direção hidráulica, ar-condicionado, aquecedor, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, vidros elétricos dianteiros e traseiros com temporizador e acionamento a um toque, espelho retrovisor elétrico, travamento automático das portas, aviso sonoro de faróis acesos, relógio digital, conta-giros, imobilizador antifurto PATS, abertura interna do porta-malas, ajuste manual de altura do banco do motorista, luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas, luz de neblina traseira, luz elevada de freio e pára-brisa degradê.

Como opcionais, são disponíveis bolsas infláveis duplas, CD player com viva-voz, travamento das portas com controle remoto e inserto prata nas portas, no painel de instrumentos e na manopla do câmbio. Com o lançamento do modelo 1.6 L, o Focus Sedan deixa de contar com o motor 1.8 L, assim como ocorreu na versão hatch. O motor 2.0 L continua disponível, nas versões GLX ou Ghia, ambas com a opção de câmbio manual ou automático.

O Ford Focus Sedan 1.6 L vem equipado com: direção hidráulica, ar-condicionado, aquecedor, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, aviso sonoro de faróis acesos, relógio digital, conta-giros, imobilizador antifurto PATS, luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas, luz de neblina traseira, luz elevada de freio, pára-brisa degradê e pneus 185/70 R14, entre outros itens.

Como opcionais na versão GL, o Focus Sedan 1.6 L oferece travas elétricas, travamento automático das portas e vidros elétricos com temporizador e acionamento a um toque para o motorista. Na versão GLX, são disponíveis também: CD player com viva-voz, vidros elétricos dianteiros e traseiros com temporizador e acionamento a um toque, espelho retrovisor elétrico, abertura interna do porta-malas, ajuste manual de altura do banco do motorista, pára-brisa degradê e pneus 195/60 R15.

Cores

O Ford Focus 2004 e meio é disponível em oito cores: as sólidas branco Ártico e preto Ebony; as metálicas prata Atenas e prata Geada; e as perolizadas azul Mônaco, cinza Nassau, vermelho Paris e verde Sauípe. O revestimento interno é na tonalidade Midnight Black e os bancos seguem os padrões Glasgow na versão GL, Match na GLX, e Qsingle na Ghia, que tem ainda a opção de couro.

Fonte: www.ford.com.br

Anúncios
comentários
  1. Bruno disse:

    Post muito bom, mais acho que alguns dados estão errados, pois eu tenho um focus sedan 1.6 L original, e consegui por 210km/h só não fiz de 0-100km/h, mais a distancia que levei freando foi de 25 metros à 100km/h (sem derrapar).

  2. Bruno estes valores foram fornecidos pela fábrica com testes em pista fechada. A velocidade final considerada é a velocidade real em local plano.
    Enfim, podem haver variações usando o painel do veículo.

  3. civan disse:

    post de boas explicaçoes vou comprar o meu estou em duvidaentre focus e ecoesport ok

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s