Significado de algumas siglas nas embalagens de lubrificantes.
Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso. Desta forma, o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual.
Como exemplo temos:
SAE – Society of Automotive Engineers
É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho.
Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão
API – American Petroleum Institute
Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.
Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SJ, SH, SG, etc…
O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.
Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos, etc..
No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc.
O “C” significa Commercial.
A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.
ACEA – Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)
Classificação européia associam alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.
JASO – Japanese Automobile Standards Organization
Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).
NMMA – National Marine Manufacturers Association
Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes que satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (Two Cycle Water), aplicável somente a motores de popa a dois tempos. Atualmente encontramos óleos nível TC-W3, pois os níveis anteriores estão em desuso.
Fonte: http://www.br.com.br
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Quero parabenizá-los pela iniciativa em divulgar essas tão importantes informações para nós consumidores. Eu sempre senti a necessidade de conhecer o significado disso que para mim eram códigos indecifráveis, no entanto sabendo que continham informações de grande importância, mas não tinha como obtê-las, porem agora atrvés do vosso valioso trabalho, as tenho. Obrigado
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muito bom
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Na verdade a classificação dos óleos segundo a API, é de acordo com o tipo de operação do motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão, são lubrificados pelos óleos API S – onde o “S” vem de spark (faísca). Os motores a diesel, combustão espontânea, são os API C- onde “C” vem de compression (compressão) e os óleos lubrificantes para engrenagens são os API GL- onde “GL” vem de gear lubrificant (lubrificante de engrenagens).
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Excelente informação. Nos ajudou muito!!
Silvana Cavalcanti e Leandro Costa – São Pedro da Aldeia – RJ
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Muito obrigado, excelente informação, este site sempre me ajuda
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[…] API não é o único orgão que homologa e testa lubrificantes, temos […]
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[…] Em 2007 escrevi algo sobre isto: https://escolademecanica.wordpress.com/2007/11/18/sae-api-acea-jaso-nmma-o-que-e-isto/ […]
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